sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mixagem:
No processo de armazenamento de áudio, mixagem é a atividade pela qual uma multitude de fontes sonoras é combinada em um ou mais canais. As fontes podem ter sido gravadas ao vivo ou em estúdio e podem ser de diferentes instrumentos, vozes, seções de orquestra, locutores ou ruídos de platéia. Durante o processo, os níveis de sinal, conteúdos de freqüência, dinâmica e posição panorâmica são manipulados e efeitos como reverberação podem ser adicionados. Tal tratamento prático, estético ou criativo é feito de modo a se ter um produto final com maior apelo ao ouvinte, e incorpora efeitos e habilidades que não podem ser conseguidos com uma performance ao vivo.


Masterização:

Masterizar é a arte de ouvir cuidadosamente uma mixagem completa com objetivo de apurar e corrigir deficiências sonoras e problemas.
Veja uma analogia:Um trabalho bem mixado é como um ótimo par de sapatos, e a masterização é como um polimento, que dará brilho e realçará o melhor de sua confecção.
Algumas falhas que se tornam aparentes após a mixagem podem ser eliminadas ou minimizadas no processo de masterização.
Os mais sérios engenheiros de mixagem e produtores reconhecem a importância de um bom serviço de masterização e o que ela pode fazer por seu produto final.
Raramente você encontrará um álbum profissional sem a expressão "Masterizado por ..., (Mastered by ...) " em seus créditos.
Atualmente, a masterização é uma etapa imprescindível em todo projeto e saiba você, que masterizar é muito mais que girar e pressionar botões: é também uma arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário