terça-feira, 7 de junho de 2011

Equalizações e suas caracteristicas


  • Faixa: abaixo de 40 Hz
    • Características: Quase nenhum instrumento trabalha nessa regiao.
    • Falta: Em PA, corte todas as frequencias abaixo disso (25, e 31,5Hz). Ajuda a proteger seus falantes de graves. Se suas caixas sao pequenas, corte um pouco em 40 e 50 Hz tambem.
    • Excesso: Reforcar nessa faixa pode destruir os falantes de graves. Devem ser usados subwoofers, se houver necessidade.

  • Faixa: 40 a 150 Hz (sub-graves e graves)
    • Características: Onde os sons sao mais sentidos que ouvidos, da' a sensacao de "peso". A principal componente do bumbo da bateria fica entre 60 e 80 Hz.
    • Falta: Som fraco, sem peso. Em alguns casos, como som ambiente, palestras, voz e violao, convem cortar tudo abaixo de 80 Hz (musica) ou 100/150 Hz (voz).
    • Excesso: Forca seu sistema e tira definicao. Aumenta a distorcao quando em altos volumes.

  • Faixa: 150 a 300 Hz (graves e médio-graves)
    • Características: A maior parte da secao ritmica da musica (bateria, percussao e baixo) tem suas fundamentais aqui.
    • Falta: Tirar um pouco dessas frequencias ajuda a dar mais clareza (quando necessario); tirar demais da' a sensacao de "faltar algo".
    • Excesso: O som "embola" e perde definicao. E' a area mais critica em salas com acustica ruim.

  • Faixa: 300 a 2kHz (médio-graves e medios)
    • Características: E' a faixa de frequencias mais importante, e onde se situam a maioria dos harmonicos dos instrumentos e vozes. Muitos problemas de microfonia em ambientes fechados se dao no fim dessa faixa (entre 1 e 2 kHz).
    • Falta: Em alguns sistemas, retirar um pouco aqui, pode ajudar a equilibrar sonofletores mal projetados. Se retirar demais, pode estragar todo o evento, pois e' a regiao do espectro onde "tudo" acontece.
    • Excesso: Entre 300 e 500 Hz, aquele som de "caixa de papelao"; de 500 a 1K, sensacao anasalada; de 1 a 2 kHz, aquele "som de telefone"

  • Faixa: 2k a 5khz (médios e médios-altos)
    • Características: Regiao superior das vozes. E' a regiao do ouvido humano de maior sensibilidade.
    • Falta: Tirar um pouco nessa regiao (em aprox. 3 k) torna o som menos agressivo, em especial em ambientes pequenos; tirar demais faz perder a inteligibilidade.
    • Excesso: Cria aspereza nas vozes e instrumentos, irritando os ouvidos e facilitando microfonia em palcos.

  • Faixa: 5 a 10kHz (médios-altos e agudos)
    • Características: Harmonicos superiores dos instrumentos. E' essa faixa que da' a sensacao de presenca e clareza no som.
    • Falta: Som apagado e distante, "abafado". Instrumentos de sopro e percussao nao "aparecem".
    • Excesso: Som metalico e artificial. Aumenta a probabilidade de microfonia em ambientes abertos.

  • Faixa: 10 a 15kHz (agudos)
    • Características: Ultimos harmonicos audiveis. Da' a sensacao de brilho.
    • Falta: Na verdade, convem reduzir suave e gradualmente essas frequencias, principalmente em locais fechados, reproduzindo assim a resposta normal de um ambiente.
    • Excesso: Sibilancia nas vozes e excesso de ataque na percussao.

  • Faixa: acima de 15kHz
    • Características: Pouco ou nada se ouve em eventos ao vivo e mesmo em gravacoes, pois sao raros aqueles que podem ouvir acima disso. (consideracoes audiofilas a parte).
    • Falta: O corte dessas frequencias em sistemas de PA evita esforcos inuteis nos drivers e tweeters, alem de oscilacoes de RF.
    • Excesso: Pode levar a oscilacoes (apitos) em sistemas instaveis e destruicao de tweeters.

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