quinta-feira, 21 de julho de 2011

Arrume a sua mix

Carlos Freitas

Arrume a sua Mix!

por em 10/07/2011 às 03:33 PM
Arrume a sua Mix e descubra os beneficios depois da masterização!

O que você pode fazer para deixar sua mixagem no ponto certo para que engenheiro de Masterização possa fazer o seu trabalho corretamente?


Se você estiver na dúvida, ligue para alguns estúdios de masterização e agende a audição de uma faixa! Este é um excelente método para descobrir se a sua mixagem está na condição ideal e pronta para a masterização, assim como um bom modo de você conhecer o estudio de masterização e o estilo pessoal do eng. de master e conferir alguns projetos masterizados ali.


Esse contato pode ser um bom momento para você tirar dúvidas e conversar sobre o seu projeto, mas como nem sempre isso é possivel, converse com ele sobre a possibilidade de enviar uma mixagem pela internet e peça uma opinião e dependendo da conversa, uma prova de master da sua mix.


Além disso, seguem algumas dicas para você seguir na preparação da sua mixagem para deixá-la no ponto ideal para enviar para a masterização.


Antes de mais nada, o obvio! uma boa mixagem é uma boa mixagem. Se tudo estiver em perspectiva com o bom equilíbrio, então você provavelmente está pronto para ir para a Masterização. Isto, assumindo que você não esmagou tudo com a compressão, muito comum atualmente.

Dica 1: Acabou a mixagem de uma música? queime um CD e vá ouvi-lo no carro.! Faça um passeio, dê uma volta e veja se você pode ouvir tudo em um nível de volume regularmente baixo. O barulho de vento e caminho atua como um filtro isto é ideal para testar uma mixagem. Quando você voltar ao estúdio, faça pequenos ajustes com base nessas impressões.
Dica 2: "Não comprima demais a sua mixagem final! principalmente se você não tiver certeza do que você está fazendo! esta compressão final não pode ser desfeita e é, uma das maiores reclamações com razão dos engenheiros de masterização. A maioria concorda com a utilização da compressão final de uma mixagem, mas de maneira correta e moderada! (difícil de encontrar hoje em dia).

Eu sei que há uma tendência nos últimos anos de se masterizar tudo "alto" sem dinâmica , mas a masterização é muito mais do que "adicionar" volume! é um processo artístico e delicado que pode mudar e muito o resultado final do seu projeto, para o bem ou para o mal e isso a maioria dos cliente não entendem.


Se o seu cliente tem a necessidade de ouvir "alto", faça uma cópia com compressão ou limiter, mas mantenha o foco na mixagem final com a faixa dinâmica adequada antes de envia-la a masterização, e se você gostou do resultado dessa cópia "masterizada" , envie ao estudio de masterização, pois é mais um dado para o processo e quanto mais o eng. de masterização entender o que você quer, melhor será o resultado da master.

Dica 3: Escolha um CD que lhe soa bem, aquele que tem o tipo do equilíbrio de frequência, timbre e compressão que você gostaria que o seu CD tivesse, mas que combina com o estilo do seu projeto. Use esse CD como referência durante o processo de mixagem e também na sua audição no carro.

Envie esse CD junto com as músicas mixadas ao estúdio de masterização, pois ela será muito útil e dará ao engenheiro de masterização uma idéia de como que você quer que o seu CD soe e se você for acompanhar a masterização, esse CD pode ser usado para você se familiarizar com os monitores do estúdio de masterização, levando em conta que esses monitores sempre parecem soar bem diferente do que você esta acostumado, mas que o eng. de masterização os conhece intimamente.

Dica 4: Não mixe masterizando e não masterize mixando. São 2 processos totalmente diferentes que, embora se complemetem, devem sempre ser tratados assi, como processos disttintos. Tenha seu foco e se concentre apenas apenas na mixagem e deixe a masterização nas mãos de um eng. experiente, pois ele vai "enxergar" sua mixagem de uma maneira totalmente diferente da sua, e acredite, voce pode ganhar muito com isso!

Muitos engs. de mixagem experientes fazem seus trabalhos já sabendo onde o será feita a masterização e com isso acabam contando com isso deixando para a master a timbragem final especialmente dos agudos. Isso é muito comum em mixagens de rock, que precisam de muito processamento e são mixadas um pouco mais "abafada" que o normal.

Dica 5:Se você quiser uma mixagem com "Punch", use os compressores já no processo de gravação, e depois na mixagem, pois isso te derá bons "DBS" no processo final de mixagem, não deixando esse trabalho para o compressor no master stereo (Esse o erro mais comum atualmente nao minha opinião)
Dica 6: Entenda que o processo de masterização é muito mais do que "colocar volume", pois não é isso! Masterizar, leva esse processo um passo adiante, pois equilibra melhor as freqüências para garantir o melhor som de reprodução em uma ampla variedade de sistemas e qualquer uma das músicas do seu projeto. Esse polimento final geralmente é a última etapa antes de fabricar o seu CD ou enviar seus arquivos para a web e por isso deve ser feito da melhor maneira possivel.

Eu faço uma analogia do processo de masterização e mixagem com com a Gisele Binchen, ela é Linda naturalmente, mas maquiada por um profissional talentoso ela fica maravilhosa, pois esse profissional tem a capacidade de detectar pequenos detalhes e realça-los , a ponto de deixa-la deixam mais linda ainda do que já é naturalmente... mas ele pode também, através de uma maquiagem mal feita e exagerada, deixá-la um pouco mais feia do que ela realmente é naturalmente.


Masterizar é isso...


... realçar detalhes em sua linda mixagem que a deixam maravilhosa!


é isso ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário