terça-feira, 26 de julho de 2011

Entendendo o compressor/parte 2 de 2.

Carlos Freitas

Entendendo o compressor 2-2

por em Ontem às 10:31 AM (152 Views)
Tipos de compressor

Optical Isolators (Electro optico)

O Compressor ELOPE usa uma lâmpada (ou um LED) que brilha mais ou menos em resposta à entrada de áudio.

Uma fotocélula (ou fototransistor) é usado para controlar o brilho variando do ganho do bulbo e alterarando a sua conformidade.

O intervalo de tempo inerentes que o bulbo / fotocélula tem em resposta a áudio é obtido omo ataque e o tempo de release.

O UREI LA 2A Amplificador Leveling e o UREI LA-3 são exemplos deste tipo de compressor.

FET (Field Effect Transistor)

Compressores FET usam um transistor especial para variar o ganho. Os compressors FETs foram o primeiros a usar um transistor para emular tubos na forma como eles trabalhavam internamente.

Compressores FET são extremamente rápidos, limpos e confiáveis e muito usado em bateria bateria.

O UREI 1176 é o mais conhecido dos compressores tipo FET

VCA (Voltage Controlled Amplifier)

Esses Compressores são os mais versáteis de todos e assim são os em maior número e são encontrados em vários lugares dentro dos estúdios, de Sintetizadores, até em sistemas de automação de console (Mesas de Som).
Mais tarde começou a ser usado em unidades de compressores . É um sistema de amplificação, cujo ganho é controlado por uma tensão externa.

Um dos mais usados é o SSL Bus Compressor, mas as mesas Neve e SSL também usam esse tipo de compressor em seus canais individuais.

Vari-Gain Compressors (Vari-Gain Compressores)

Compressores de ganho variável incluem todas as unidades que incorporam circuitos discretos que não VCAs, FETs ou opto-isoladores.

Tem uma compressão que ocorre na válvula, o attack é bem rápido e fixo e o release é variável em alguns presets, o Manley Vari-Mu é um desses compressores e é muito usado em Bus de bateria ou até "insertado" no canal Master da sua sessão de mixagem.

É muito usado também em masterização, na vedade, meu preferido

Computer-Based/Digital Compressors (Software)

Compressores baseados em computador ou digital são agora os que mais prevalecem, oferecendo a capacidade de processar áudio no domínio digital sob o controle precicso de computador.

Você pode ter zero ataque redução de ganho de tempo bem como o controle quase infinita de todos os parâmetros de compressão em uma base momento a momento.

O Waves L3 Multimaximizer TDM plug-in para o Pro Tools é um exemplo de um compressor baseado em software e a versão RACK do L2 também.

Classes de compressors

Os compressores modernos podem ser configurados para emular três classes de compressores: compressores regular, limitadores de pico e amplificadores de nivelamento.

Regular Compressors

Embora não existam regras e muitas exceções, a maioria dos engenheiros de gravação de música tendem a usar um compressor regular com ataque e release médio.

Na maioria das vezes o engenheiro está à procura de um mínimo de controle de nível com maior intensidade média e alguma proteção sobre os picos.

Alguns s preferem uma compressão simples, transparente e verdadeira para a fidelidade do som original e sto é conseguido através de um compressor de qualidade com um Threshold mais elevado , menor ratio com ataque e release médios.

Outros engs. podem optar por uma ação mais severa do compressor e perceptível para um som mais "controlado" ou apertado, ou seja, um compressor com um ataque e release bastante rápidos, ratio alto, e redução de ganho ao máximo, ou seja, praticamente um limiter.

Peak Limiters

Um limitador de picos é um compressor com um tempo de ataque e release muito rápido, a, um Ratio elevado e um limite de altura. A tarefa de um limitador de pico é de parar ou controlar apenas os picos de amplitude muito rápida e os níveis de pico repentinos que vão sobrecarregar o estágio seguinte de áudio.

Os Limitadores de pico são usados em todos os sistemas de transmissão, via satélite transponder, uplink de áudio s e em muitos sistemas de áudio digital, onde os picos digitais não são tolerados.

Engenheiros de masterização como eu, usa por vezes, um limitador de pico depois de um compressor para que obter o melhor de dois mundos: Eles mantêm uma maior intensidade média com o compressor primeiro, e depois protegem o gravador digital de picos com o limitador de pico.

Leveling Amplifiers

O amplificador de nivelamento é um compressor com um tempo médio de ataque, medio de release e um geralmente tem ratio alto e um baixo threshoud.

O propósito de um amplificador de nivelamento é nivelar constantemente o sinal, sempre na redução de ganho, mantendo o sinal de áudio para baixo de uma forma suave, por isso o nome.

A intensidade média do áudio do programa se torna maior, pois se o o nível do sinal é inferior, ele é amplificados e os sons mais altos são nivelados em torno do threshould.

O release lento assegura que o nível de som não mude drasticamente ou "pule" para cima e para baixo como seria com uma configuração de release mais rapido.

O Compressor Urei LA 2A é clássico Leveling. O Manley SLAM usa 1 compressor LA2A e um 1176 na mesma unidade.

Conclusão

Em Masterização, se você souber o funcionamento de cada tipo de compressor, você pode extrair o máximo de cada tipo em um determinando estilo de música, ou combinar varios tipos de compressores para optmizar seu sinal ao máximo.

Em alguns casos de compressão extrema, como CDs de Rock, eu combino 3 tipos de compressão:

O Manley Variable MU - para fazer uma compressão de media especialmente nos graves.

O Manley SLAM - ( que contém o ELOP e o FET no mesmo aparelho) Eu uso a parte "ELOP fazendo o nivelamento de picos medios a rápidos, fazendo a música pulsar e em alguns estilos, eu uso a parte FET para remover os picos ultra rápidos que o ELOPE não elimina.

O L2 Rack - (Digital) Em musicas POP e Baladas eu substituo o FET do SLAM pelo L2 Rack , para eliminar os Picos Ultra rapidos.

é isso ai.... no proximo Post, vou escrever sobre o uso de compressores na música!
Atualizado Hoje em 12:37 PM por Carlos Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário